Refogado do Sandi terá Mamaço na comissão de frente

Mulheres farão um mamaço no carnaval de rua de Jundiaí para dar o recado: amamentar é natural. O ato público (e político) vai abrir o caminho para o Refogado do Sandi passar na sexta-feira que antecede a festa popular, no Centro da cidade.
Mamaço é uma manifestação na qual as mães amamentam seus bebês e crianças livremente em público para mostrar à sociedade que amamentar é um ato natural e não deveria ser hostilizado, censurado ou discriminado.
“É mais uma incongruência social: peito de fora no carnaval é bonito, em revista masculina é fetiche, mas quando uma mãe põe o peito de fora pra amamentar num ponto de ônibus, no shopping, num restaurante, tem gente que torce o nariz, fala bobagem, xinga até”, diz a doula Tatiana Fávaro, que está organizando o Mamaço do Sandi. “A gente quer mostrar, de forma alegre no bloco, enquanto brinca o Carnaval, que amamentar é um ato natural, livre, e que nenhuma mulher deveria passar por constrangimento por ser alimento e amor pro seu filho.”
A diretora do Sandi, Gisela Vieira, acolheu com muito carinho a ideia e assinou embaixo. “Este ano, Jubileu de Prata do bloco, a Corte foi composta propositalmente por mulheres para exaltar o empoderamento feminino e fortalecer as mulheres contra qualquer tipo de violência ou desrespeito”, disse.
As mães e crianças sempre foram bem-vindas no bloco, mas em 1998 ganharam um espaço de destaque. “Eu queria poder levar meus sobrinhos em segurança para brincar no bloco e, então, criei a Comissão de Frente. Outras mães descobriram e pediram pra participar. Já saímos com mais de 25 na ala e ter um Mamaço abrindo o bloco vai ser uma alegria”, afirmou Gisela.
Segundo ela, os pequeninos de hoje serão “a nação refoguense” de amanhã. “Precisamos do cheiro do leite maternos para mostrar que seremos eternos.”
A decisão de colocar o Mamaço na comissão de frente visou à segurança das mães, bebês e crianças. As mães que quiserem participar do Mamaço do Sandi podem entrar em contato com a doula Tatiana Fávaro, por direct message do Instagram (@tatifavaro). Mães com crianças de colo que não mamam mais também serão bem-vindas para engrossar o cordão.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *