Sesc Jundiaí prestigia produções locais com a série de podcasts ‘Na Coxia’ e ‘Poesias do Isolamento’

A partir desta quarta, 15/7, às 10h, o Sesc Jundiaí promove os podcasts ‘Na Coxia – A intimidade da cena’, idealizado por Marcos César Duarte e com narração e interpretação de José Renato Forner e ‘Poesias do Isolamento’, conduzido por integrantes do movimento Slam do Zé. A nova programação estará disponível no youtube.com/sescjundiaitv

Em tempos de isolamento social e com as unidades fechadas em todo o Estado para evitar a disseminação da Covid-19, a programação do Sesc vem sendo concebida e redesenhada com o objetivo de continuar a difundir cultura em meio à quarentena.

O podcast Na Coxia pretende abordar as vivências e experiências das artes dramáticas a partir do olhar de profissionais da cena, como diretores, atores e atrizes, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, dramaturgos e professores. Em formato de uma conversa entre amigos, esse bate-papo semanal entre os profissionais do teatro terá como base um texto dramatúrgico que servirá como provocação e inspiração aos participantes, que  destacarão obras fundamentais e sua importância para a História do Teatro. O projeto vai apresentar ao todo cinco episódios, um por semana, cada um deles com a participação especial de um artista da cena. Além do áudio, o podcast vai conter legendas opcionais que podem ser ativadas no próprio youtube.   

Na estreia, dia 15, quarta, às 10h, o mito de Medeia é o gatilho para o dramaturgo Marcos César Duarte dividir com José Renato Forner suas impressões acerca da obra trágica registrada em dramaturgia por Eurípedes, há 441 A.C. Medeia é um dos textos mais montados no Brasil e no mundo, no cinema, na TV, no Teatro, seja em sua versão clássica, seja em adaptações, como a de Chico Buarque, que adaptou a obra em “Gota d’água”, ou ainda na montagem dirigida por Bia Lessa, que teve Renata Sorrah no papel da conturbada Medeia.

Marcos César Duarte é dramaturgo experiente, possui mais de 20 obras escritas. Em 2018, foi o dramaturgo homenageado do Projeto “Ciclo de Leituras Dramáticas” realizado pelo Sesc Jundiaí e teve 5 obras suas lidas por artistas teatrais jundiaienses.

José Renato Forner é ator, diretor e professor de teatro. Seu último trabalho como ator foi o espetáculo ‘Quando as Máquinas Param’, de Plínio Marcos. Foi assistente de direção (de José Possi Neto) e diretor interino do espetáculo Chopin – Ou o Tormento do Ideal, com Nathalia Timberg e Clara Sverner. Durante 9 anos foi integrante do Club Noir. Em Jundiaí, atuou nos espetáculos Maria e os Pacotes, O Testemunho, Plínio no Sofá, Raul, São Francisco, entre outros. Durante 6 anos foi responsável pela Oficina Conveniada de Teatro da Casa da Cultura de Jundiaí.

O podcast Poesias do Isolamento traz cinco integrantes do movimento Slam do Zé (Gabriela Santos de Matos, Gislaine Silva, João Guilherme Cirilo, Leonardo Henrique (Beert) e Pueblo Juan Aguilar da Silva) para declamarem suas poesias e contos autorais e inéditos ligados ao atual momento de isolamento social. No comando da apresentação de três rodadas de poesias, estão os MC´s Gabriela Longatti Castro e André Luís de Lima. A atração estreia dia 24, sexta , às 19h, e vai contar com interpretação em libras.

Slam do Zé é um movimento de Slam (batalha de poesia falada) e Sarau de rua, presente na cidade de Jundiaí desde 2018. Neste ano, devido à pandemia, muitos poetas e poetisas migraram suas batalhas para as redes sociais a fim de manter a força do movimento.

Serviço

NA COXIA – A INTIMIDADE DA CENA

Lançamento: 15/7, às 10h

Novos episódios: quartas, às 10h, até 12/8

Onde ouvir: youtube.com/sescjundiaitv

POESIAS DO ISOLAMENTO – SLAM DO ZÉ

Lançamento: 24/7, às 19h

Novos episódios: sextas, às 19h, até 7/8

Onde ouvir: youtube.com/sescjundiaitv

Saiba mais em: www.sescsp.org.br/jundiai   

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *