Pais transformam varandas em brinquedotecas

(Imagem – Divulgação)

Criança precisa de espaço para brincar e se desenvolver. Para conciliar tal necessidade com a vida de apartamento tão comum nos dias de hoje, uma situação tem se tornado tendência: a transformação de varandas em brinquedotecas. De acordo com a designer de interiores Melina Mundim, o mais importante na hora de executar este tipo de projeto é a atenção com a segurança. “Certifique-se que tenha janelas ou telas de segurança. Um tapete de borracha é igualmente bem-vindo para o caso de possíveis quedas e para impedir a criança de brincar no chão frio. Além disso, o tapete também colore o ambiente”, enumera Melina.

Além da segurança, as arquitetas Lígia Jardim e Fernanda Sperb, do escritório Jardim & Sperb Arquitetura, ressaltam um outro aspecto fundamental deste tipo de ambiente: a praticidade. “O fundamental é que tenham estantes e armários para organizar o ambiente e bastante espaço livre para a criança poder brincar. Pisos práticos e laváveis são os ideais, como laminados ou porcelanatos. O mobiliário deve ser adequado às necessidades solicitadas pelos pais e se adaptarem à idade das crianças”, afirmam.

(Imagem – Divulgação)

Melina Mundim acrescenta uma dica de organização: “As caixas de acrílico são excelentes nesses espaços, pois além de guardar os brinquedos, também permitem que eles fiquem à vista. O ambiente não precisa de muitos móveis, mas precisa ser confortável, com pufes para breves descansos ou leitura, por exemplo, e cortinas coloridas se houver incidência de sol. Evite imagens de personagens para que a criança deixe a imaginação mais livre para criar. Ter uma cabana também é ótimo e as crianças adoram”, sugere.

Como a varanda é um espaço conjugado a outro ambiente, as profissionais fazem sugestões sobre como manter a conexão da brinquedoteca com o ambiente ao qual ela está conectada.  “Como são ambientes integrados, o ideal é que estejam em sintonia, que sigam a mesma linguagem. Em um de nossos projetos, em que a varanda era junto ao quarto da criança, o piso foi um fator de diferenciação dos espaços porque foi uma incorporação feita depois que a moradora já estava no apartamento. Já no caso de varandas ao lado de salas, podemos manter o piso e usar tapetes emborrachados ou vinílicos. Além de estantes abertas, usamos, também, armários fechados para guardar as miudezas e o que não precisa aparecer. Essa é uma boa opção para que a família possa estar próxima às crianças, usando a sala, enquanto elas brincam na varanda”, indicam as arquitetas do escritório Jardim & Sperb Arquitetura.

(Imagem – Divulgação)

 

(Imagem – Divulgação)

 

Melina Mundim arremata explicando que o mais importante no layout da brinquedoteca é a satisfação da criança. “O ideal é ser mais lúdico e colorido, com os brinquedos de fácil acesso, para que as crianças brinquem de maneira confortável”, encerra.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *